quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atelier do Porto reabre com exposições e projetos



Mostra com artistas que integram acervo do espaço abre no próximo sábado (9)



O Atelier do Porto apresenta a partir do próximo sábado (9) sua programação com ciclos de exposições no mês de novembro, agenda que contempla a produção dos artistas locais com dezenas de trabalhos que proporcionará ao visitante um panorama diversificado da arte sobre papel nas mais variadas formas de linguagem: desenho, gravura, arte digital e fotografia.

A programação inicia com a mostra coletiva dos artistas que integram o acervo do atelier: Armando Sobral, Elaine Arruda, Pablo Mufarrej, Cleiri Cardoso, Véronique Isabelle, Tadeu Lobato, Dio Viana, Evna Moura, Luiz Jr. Maurício Parra, Alison Moore, Elieni Tenório, Ronaldo Moraes Rego e Marcone Moreira.

O público vai ter a oportunidade de conhecer, de forma aproximada, o processo de criação de uma obra de arte. “O atelier não é uma galeria, mas espaço de produção das obras, onde o visitante pode conferir o desenvolvimento da produção artística, a partir do contato direto com o artista”, destaca Armando Sobral.

A programação continua no dia 23, com a exposição “O Universo de Antar Rohit”, com obras do artista norte americano que viveu durante muito tempo em Belém, e retratou a poesia da cidade. Este já é um projeto antigo do Atelier do Porto. “A irmã do artista, Laura Calhoun, se interessou em levar ao espaço parte da produção do artista, que será disponibilizado para venda”, explica Sobral.

No dia 30, será apresentada a mostra “PP Conduru – Desenhos”, com trabalhos inéditos de sua produção. São obras de duas fases, reunidas nas séries “Povo” e “On”. A primeira é uma critica, na opinião do artista, a forma exagerada com o que tema do bullying foi tratado nos últimos anos; já a segunda são desenhos de rostos de pessoas que se encontravam online no Facebook.

Vendas
Atualmente, o atelier comercializa obras de arte com cartão de crédito, o que amplia as possibilidades de compra da produção artística. “Acontece é que às vezes as pessoas não têm tempo nem disponibilidade para ir até o atelier, mas têm interesse em adquirir obras artísticas. É uma forma inovadora de venda em Belém”, diz.


Atelier do Porto
O coletivo Atelier do Porto surgiu em 2009 por iniciativa de dois artistas paraenses, Armando Sobral e Elaine Arruda, em encontrar alternativas autônomas de produção e circulação do trabalho artístico na cidade. Nos últimos anos o coletivo consolidou-se no cenário artístico local, nacional e internacional, identificado com a gravura contemporânea na região Norte, o que tem motivado grupos, instituições e organizações de bienais a incluí-lo em suas programações, como foi o caso da participação de artistas paraenses na XV Bienal de Gravura de Sarcelles, na França; a exposição Estampa Amazônica na galeria Engramme, em Quebec, no Canadá; a inclusão do espaço no circuito “Volantes” do Conexões Funarte, além das parcerias locais com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Fórum Landi, dentre outros.   


SERVIÇO
Mostra com obras de artistas do Atelier do Porto ocorre no próximo sábado (9), das 9h às 16h, com entrada franca. O espaço fica localizado na Rua Gurupá, 104, bairro da Cidade Velha: Informações: (91) 3255-8816. Atendimento ao público ocorre de segunda a sábado, das 9h às 16h. Visite: www.atelierdoporto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário