terça-feira, 27 de setembro de 2011

Miragem Urbana, fotografias de Pedro Cunha



Por Alexandre Sequeira
Como um flâneur contemporâneo, que com passos lentos e sem direção, observa tipos e lugares que cruza em seu caminho, Pedro Cunha percorre os espaços urbanos na busca por pontos de vista que articulem objetos e planos de diferentes procedências. Suas fotografias revelam uma paisagem complexa, ambígua, composta por acúmulos de informações onde transeuntes se confundem com displays publicitários, automóveis, prédios, luzes e sombras, justapondo, como fotomontagens, elementos de proporções desconcertantes.
Com apurado senso estético, o fotografo garimpa as superfícies profusamente ocupadas das metrópoles – paradigmas da saturação. Suas escolhas, na maioria das vezes, evidenciam o urbano como território de fragmentação, tanto dos espaços quanto das relações sociais que aí se manifestam, apontando para nítidos sinais de sua dominação pelo poder do mercado, da mídia.
Miragem Urbana é assim um convite á reflexão sobre a cidade não apenas como espaço concreto, mas também como espaço simbólico e como dispositivo comunicativo critico e emancipativo, ao destacar da indistinção de nossas cenas cotidianas recortes capazes de resignificar nossa experiência com o lugar que habitamos.

 Veja o site da Kamara Kó Galeria


Nenhum comentário:

Postar um comentário